5. lazer para o paciente

5. lazer para o paciente

03 de julho de 21

 

5. lazer para o paciente

 

esta parte envolve uma grande dose de boa vontade de quem cuida do paciente, assim como da família e dos amigos.

precisamos nos colocar no lugar do paciente e perceber que muitas vezes a própria pessoa não dispõe de vontade nenhuma de se divertir ou distrair, mas é preciso, faz parte da higiene mental.

 

listarei à seguir algumas atividades possíveis, mas a criatividade de todos envolvidos no processo de recuperação deste paciente também vai ser determinante, pois cada pessoa tem suas preferências, tendências  e habilidades.

não farei distinção de atividades para homens ou mulheres, apenas atividades para seres humanos:

 

trabalhos manuais, como tricot, crochê, tear manual, bordados, e todas as variações do tema.

 

podemos estimular a leitura, mesmo que a visão do paciente não esteja boa, podemos ler para a pessoa em recuperação.

sempre tomando o cuidado para que seja uma leitura que traga mensagens positivas e engrandeça o ser humano, nada de tristeza e violência.

 

podemos em algum momento do dia, sugerir que um noticiário seja ouvido ou assistido, para que a pessoa em recuperação esteja informada do que está acontecendo no mundo, no seu país, na sua região e na sua cidade.

é importante que a pessoa mantenha esta consciência do que ocorre à sua volta, caso contrário ela poderá ficar com a impressão que é o único ser que tem problemas..

os filmes, documentários e produções audio visuais que tenham uma mensagem positiva também são uma boa sugestão para algum momento do dia, assim como a música é um agente de cura.claro que estou me referindo à boa música.

 

fazer uma pequena hortinha de temperos em uma jardineira, ou mesmo em potes que não serão mais usados na cozinha, também é bem satisfatório, caso o paciente goste de plantas.

 

os jogos de cartas, o dominó, os quebra-cabeças, e outros do tipo são um bom passatempo, só não podem ser a única atividade o dia todo.

assim como o celular também não pode ser a única distração do paciente.

mas não deixam de ser mais uma opção durante algum horário do dia.

 

o banho de sol entra tanto nos cuidados da pele e na produção de vitamina d e por consequência, imunidade do paciente, mas também entra nesta relação de atividades que trazem um bem estar à todos, inclusive de  quem cuida.

 

falando em bem estar, depois de um banho bem tomado, nada melhor do que uma boa massagem com um hidratante, ela relaxa, trata a pele, e produz uma sensação muito boa em um corpo que está se recuperando.

massageie as mãos e os pés, mais especificamente a palma das mãos e a planta dos pés, pois existem muitas terminações nervosas nestas regiões, que tratam o corpo todo.

procure mais sobre o assunto na internet, busque por reflexologia das mãos e dos pés.

 

como foi colocado no início desta sub-página, precisamos estar atentos às preferências da pessoa em recuperação e sermos criativos, tudo é adaptável.

 

amor e paz